LIVRO DE GÁLATAS Capítulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, Voltar ao ÍNDICE da BÍBLIA.AUTOR. Paulo, o apóstolo. DATA. Provavelmente, ano 55-60 a. C. DESTINATÁRIOS: As igrejas da Galácia, uma região da Ásia Menor, cujos limites não têm sido determinados com segurança. TEMAS PRINCIPAIS. Uma defesa da doutrina da justificação pela fé, advertências contra a reversão ao judaísmo, e a vindicação do apostolado de Paulo. A CARTA MAGNA DA IGREJA. Esta carta tem sido chamada assim por alguns escritores. Seu principal argumento é a defesa da liberdade crista em oposição ao ensino dos judaizantes. Estes falsos mestres insistiam em que a observância das cerimônias da lei era parte essencial do plano de salvação. TEXTO CHAVE. 5:1. CADEIA CHAVE, mostrar a corrente do pensamento, 1:6; 2:11-16;3:1-11; 4:9-11; 5:1-7; 6:15. PALAVRAS ENFÁTICAS. Fé, graça, liberdade, cruz. A CARTA PODE SER DIVIDIDA EM QUATRO PARTES. PARTE I. Saudação e introdução, 1:1-9. PARTE II. Narrativa das experiências de Paulo em apoio à sua pretensão de possuir verdadeiro apostolado. (1) O evangelho que ele pregou veio diretamente por revelação de Cristo, quando ele era um judeu fervoroso que perseguia a igreja, 1:10-16. (2) Por vários anos permaneceu longe da igreja em Jerusalém e trabalhou independentemente dos outros apóstolos, 1:17-23. (3) Esteve sob a direção divina em seu labor entre os gentios, e no caso de Tito, um grego, havia insistido em que ele deveria estar livre da observância da lei cerimonial, 2:1-5. (4) A igreja de Jerusalém respaldou seu apostolado e seu trabalho entre os gentios, 2:7-10. (5) Não vacilou em repreender a Pedro, a Barnabé e a outros judeus cristãos quando viu que eles estavam cedendo a tendências cerimoniais, 2:11-14. PARTE III. A defesa de Paulo da doutrina da justificação pela fé, sem as obras da lei. (1) Ao mostrar a insensatez dos judeus cristãos que abandonavam sua nova fé e sua luz, e regressavam ao antigo legalismo, 2:15-21. (2) Ao apelar para as anteriores experiências espirituais dos gálatas, 3:1-5. (3) Ao mostrar que Abraão foi justificado pela fé, 3:6-9. (4) Ao mostrar que a lei, além de não ter poder de redenção, trouxe uma maldição ao desobediente, da qual Cristo redimiu os crentes, 3:10-14. (5) Ao provar que a lei não cancelava o pacto da salvação pela fé, 3:15-18. (6) Ao indicar que a lei, como um guia, tinha o propósito de conduzir a Cristo, 3:19-25. (7) Ao mostrar os prejuízos dos que renunciam a sua fé em Cristo e voltam ao legalismo. (a) Eles perdem a bênção de sua herança como filhos de Deus, e voltam ao cativeiro do cerimonialismo, 3:26-4:11. (b) Eles têm perdido o sentido da apreciação das obras realizadas em seu favor, 4:11-16. (c) Eles correm o risco de se converterem em filhos de Abraão, segundo a carne, em lugar de filhos da promessa, 4:19-31. (d) Eles não só perdem sua liberdade espiritual, mas também tornam sem efeito o sacrifício de Cristo por eles, 5:1-6. PARTE IV. Advertências, instruções, e exortações. (1) Advertências acerca dos falsos mestres, e o mal uso da liberdade, 5:7-13. (2) Exortações acerca da vida espiritual. (a) O conflito entre a carne e o espirito, 5:17-18. (b) As obras da carne excluem do reino de Deus,5:19-21. (c) O fruto do Espírito deve manifestar-se na vida crista, 5:22-26. (3) Características da vida espiritual. (a) Ajudar e levar as cargas, 6:1-2. (b) Humildade, exame de consciência, confiança em si mesmo, e benevolência, 6:3-6. (c) A lei de semear e segar também se aplica no reino moral, 6:7-9. (4) Contraste entre a doutrina dos falsos mestres e a de Paulo. A primeira se gloria nos ritos cerimoniais e nas marcas da carne; a segunda, na cruz e nas marcas do Senhor Jesus, 6:12-17. Capítulos: introdução(00), 01, 02, 03, 04, 05, 06, Voltar ao ÍNDICE da BÍBLIA. |